banner rock convertPowered by Rock Convert

 

Você deve ter reparado a grande mudança nos prédios das grandes cidades brasileiras. Estávamos acostumados com os grandes edifícios, robustos, com alvenaria, ferro e aço.

Com o avanço da tecnologia e a criatividade de engenheiros e arquitetos, os prédios ganharam fachadas novas, de vidro, o que brindou leveza e estética sem perder a firmeza e a segurança.

Agora vemos prédios elegantes sem aquela forma quadriculada que era feita de metal. Atualmente é possível utilizar várias cores no alumínio, que agora é fixado pelo lado de dentro do edifício, deixando todo o protagonismo para o vidro.

Além da parte estética, o vidro oferece uma grande segurança, pois é fixado com silicone, que depois se torna uma borracha e permite o movimento adequado do vidro em caso de terremotos ou furacões. Graças a estas articulações, os vidros podem suportar com eficiência os esforços ligados ao seu peso e às mudanças climáticas.

A flexibilidade deste sistema é uma grande vantagem, pois as rótulas permitem que o plano de vidros flexione livremente sob a ação dos ventos e para limitar as tensões, os parafusos articulam em todas as direções.

Para destacar melhor, separamos os 4 tipos de conceito de fachadas de vidro que estão dominando o mercado:

1 – Sistema Grid

 

fachadas de vidro2

Este tipo de conceito tem colunas aparentes que estruturam a fachada. As travessas horizontais também são aparentes. São reconhecidas por apresentar linhas horizontais e verticais ao observador externo.

2 – Sistema Unitizado

 

fachadas de vidro

É o mais moderno utilizado no Brasil. A coluna é dividida em duas partes, configurando a esquadria em módulos. A montagem dos módulos é feita pelo lado interno do edifício.

3 – Estructural Glazing

 

fachadas de vidro

Este conceito é conhecido por utilizar pouca ou nenhuma estrutura de aço ou alumínio. É a menina dos olhos dos arquitetos, que estão utilizando esta técnica em lobbies de edifícios comerciais com grandes vãos. O vidro deve ser temperado, mas pode receber outro beneficiamento também.

4 – Sistema Stick

 

fachadas de vidro

As colunas são instaladas primeiro; depois, aplicam-se os quadros de alumínio e vidros. São conhecidas por pele de vidro, pois as colunas ficam do lado interno da edificação. Exige montagem externa com andaimes.

Gostou do nosso post? Deixe os seus comentários e compartilhe nas redes sociais!

 

PORTAS SOCIAIS AUTOMÁTICAS