banner rock convertPowered by Rock Convert

Nunca é demais aprender como economizar energia no seu negócio. Conforto e economia de energia não precisam ser palavras adversárias, ainda mais atualmente onde são oferecidas diversas soluções para manter uma temperatura agradável nas empresas sem aumentar a conta de luz no fim do mês.

Normalmente as empresas contam com um custo elevado de energia devido ao uso prolongado de equipamentos de ar condicionado, luz artificial, computadores, impressoras, etc.

Neste contexto, existem formas de economizar energia sem afetar o bom funcionamento da sua empresa.

Projeto de economia de energia nas empresas

Para compreender como fazer a redução de energia elétrica nas empresas, primeiramente, precisamos entender alguns dados para saber por quê não é conveniente diminuir demais a temperatura nos edifícios corporativos ou até mesmo nos locais comerciais.

Estudos indicam que a temperatura adequada para locais administrativos, comerciais e de grande afluência nos meses de verão é de 26ºC.

A diferença de somente 1 grau nos equipamentos de climatização supõe um gasto ou consumo de energia de até 7%.

A temperatura muito baixa pode causar desconforto, além de problemas de saúde. Ambos os problemas podem originar uma baixa produtividade entre os colaboradores.

Uma temperatura muito baixa ocasiona perdas econômicas pela baixa produtividade dos funcionários e pelo próprio consumo dos equipamentos de refrigeração.

A boa notícia é que podemos adotar uma série de medidas para minimizar o impacto derivado do uso do ar condicionado.

Dicas para economizar energia no trabalho

  • Para apoiar os equipamentos de refrigeração e evitar que trabalhem em excesso, podemos instalar toldos e persianas nos edifícios, evitando boa parte da radiação solar e reduzindo a temperatura interior.

 

  • Substituir os equipamentos antigos por outros mais eficientes. Com o passar do tempo, os aparelhos perdem potência, ficam menos eficientes e precisam de mais esforço para alcançar a temperatura ideal. Essa é uma das boas ideias para reduzir custos na empresa.

 

  • Por isso, é necessário fazer a manutenção na data marcada pelo fabricante. Por outro lado, nem sempre é suficiente cumprir unicamente com as revisões periódicas e os equipamentos precisam ser substituídos por outros de uma nova geração com a etiqueta energética do tipo A, que garante um consumo mais baixo de energia elétrica.

 

  • O aproveitamento da ventilação natural também é uma boa alternativa. As correntes de ar natural fazem que o ambiente seja mais agradável e reduz a conta de luz.

 

  • Melhorar o isolamento térmico. Este é um dos pontos mais importantes, pois um isolamento mal feito faz que os escritórios percam rapidamente a temperatura interna, também gerando intercâmbios de frio e calor entre o exterior e o escritório.

 

  • As janelas são outro fator importante na hora de aprender como economizar energia. Por aí é produzido o maior intercambio de temperatura, especialmente em cidades com temperaturas extremas. Por isso, recomendamos substituir as janelas e as molduras por janelas de vidro temperado e molduras com isolamento térmico, ação que evitará a maioria dos intercâmbios de temperatura.

Portas automáticas para auxiliar na economia de energia

A instalação de portas automáticas de vidro nas empresas é uma das melhores formas de economizar energia.

As portas de vidro automáticas PPA, graças a sua tecnologia de ponta e de seu rápido sistema de abertura e fechamento, impedem os intercâmbios de temperatura entre interior e exterior

Além disso, ao abrir somente quando necessário, evitam as oscilações de temperatura no interior, mantendo-a constante e evitando que os equipamentos de ar condicionado trabalhem em excesso.

Se você quer saber mais sobre as vantagens das portas automáticas de vidro na economia de energia, basta baixar gratuitamente nosso e-Book “Como as portas automáticas auxiliam na economia de água e luz”.

Automatização de portas