banner rock convertPowered by Rock Convert

A situação atual que estamos vivendo praticamente nos obriga a cortar gastos e aprender como economizar energia pode ser um fator determinante na hora de pagar os gastos fixos, seja do seu negócio ou da sua residência.

Nunca é demais aprender como economizar energia no seu negócio. Conforto e economia de energia não precisam ser palavras adversárias, ainda mais atualmente onde são oferecidas diversas soluções para manter uma temperatura agradável nas empresas e casas sem aumentar a conta de luz no fim do mês.

Normalmente as empresas contam com um custo elevado de energia devido ao uso prolongado de equipamentos de ar condicionado, luz artificial, computadores, impressoras, etc. Neste contexto, existem formas de economizar energia sem afetar o bom funcionamento da sua empresa.

Como economizar energia nas empresas

como economizar energia elétrica

Você sabia que mais da metade dos gerentes de negócios não tem ideia de como sua empresa compra energia? E quase 50% confessam que têm um “entendimento limitado” de quanto pagam em suas contas de energia, de acordo com a recente pesquisa YouGov no Reino Unido. Se você quiser algumas dicas úteis de como economizar energia elétrica na sua empresa, continue lendo e veja estas dicas úteis que preparamos para você.

Embora mais de um quinto dos participantes soubesse que sua empresa gastava rios de dinheiro em energia por ano, 54% dos gerentes de topo não tinham ideia de quem era o responsável pela compra da energia. Esses resultados são bastante preocupantes e demonstram a importância de o gerente de energia ter a maior visibilidade possível de seu trabalho.

Dicas de como economizar energia

dicas de como economizar energia

 

Normalmente, a energia representa 19% do custo operacional total dos edifícios de escritórios.

Para lhe dar uma ideia geral de como essa energia é consumida, descobrimos como a iluminação é o principal “poço sem fundo” que consome quase metade da energia de um escritório comum. Sistemas climáticos e equipamentos de informática tendem a aumentar o custo de energia.

Obviamente, nem todos os escritórios são construídos da mesma maneira, e muitas atividades requerem mais energia do que outras. Não existe uma varinha mágica para garantir que todos os prédios de escritórios se tornem ambientes eficientes, mas você pode usar esses pequenos truques e adaptá-los às características do seu prédio:

  • Realize campanhas de informação e treinamento entre os funcionários para promover a economia de energia.
  • Realize um estudo do consumo de eletricidade para descobrir quais são as medidas de economia mais adequadas.
  • Use equipamentos com sistemas de economia de energia.
  • Desligue o equipamento que não será usado por mais de uma hora e desconecte os que não são usados ​​(fotocopiadoras, impressoras etc.).
  • Defina o protetor de tela do computador no modo “Tela preta”, impedindo-o de funcionar enquanto não estiver sendo usado.
  • Defina o protetor de tela no seu computador para ativar dentro de 10 minutos depois de não usar o seu PC. A cor ideal é o preto, pois é o que consome menos energia. Além disso, o mecanismo de pesquisa colocou em preto como o que oferece o Google Blackl
  • Aproveite ao máximo a luz natural adaptando as estações de trabalho (não acenda as luzes para evitar reflexos da luz natural no equipamento: é melhor mudar a posição do local de trabalho).
  • Substitua as lâmpadas fluorescentes (o consumo é reduzido em até um quinto).
  • Sempre use luminárias e dispositivos com eficiência energética máxima ou classe “A” ou “A +”.
  • Instale interruptores com temporizadores nos banheiros, áreas comuns, etc.
  • Use comutadores independentes para áreas que precisam dele.
  • Evite o “esquecimento crônico” para desligar luzes desnecessárias.
  • Limpe a sujeira das luminárias, melhorando a eficiência e evitando a iluminação de luzes desnecessárias.
  • Use os sistemas de ar condicionado somente quando necessário e sempre ajuste o termostato em torno de 21ºC a 23ºC no inverno e 24ºC a 25ºC no verão.
  • Limpe os filtros de ar condicionado para melhorar a saída de ar.
  • Isole termicamente as instalações para que os sistemas de ar condicionado sejam mais eficientes.
  • Realize manutenção preventiva nos veículos para evitar consumo excessivo de combustível.

Como economizar energia com ar condicionado

	 como economizar energia com ar

A pergunta de muitos empresários é de como usar o ar condicionado e economizar energia? Realmente os gastos com ar, seja em casa ou no negócio, é algo que preocupa a muitos. Por outro lado, existem alguns truques simples para economizar energia ligando o ar condicionado.

Primeiro, escolha um aparelho eficiente. Todos os eletrodomésticos possuem uma etiqueta de identificação indicando o grau de eficiência que possui. A letra A, acompanhada de “+” e a cor verde, são indicativas de um aparelho com baixo consumo de energia. A aquisição de um aparelho eficiente, com a marca A +++, representa uma economia de 40% no consumo de energia.

Instale os aparelhos o mais longe possível da luz solar direta. Se o sol o atingir constantemente, ele pode não apenas danificar o sistema, mas custará mais para operar e, portanto, consumirá mais.

Coloque o aparelho em temperatura média. Para se ter uma ideia, a sugestão é que o termostato seja ajustado em 24 graus, porém, a ideia é que você também se adapte às temperatura do verão, usando roupas mais leves para poder ajustar o termostato para 26 graus. Certamente, em sua casa, você o coloca mais baixo, porque 85% das pessoas o definem entre 20 e 21 graus; portanto, observe como corrigi-lo da maneira mais eficiente.

Para fazer isso, você deve saber que a diferença máxima entre a temperatura externa e interna deve ser de 12 graus. Cada grau de diferença que você colocar, você consumirá 8% mais energia.

Se você o tiver, instale o modo Eco, pois ele permite reduzir o consumo em 30%.

Evite colocá-lo à noite. Mesmo que tenha um modo especial de menor consumo, é melhor ir para a cama quando estiver frio e desligá-lo. Abra as janelas para atualizar e você reduzirá muitas horas de consumo. Além disso, dormir com o ar condicionado é muito prejudicial. Seca as mucosas (dos olhos, garganta, nariz), entorpece as articulações, etc.

Isole sua casa. Um bom isolamento mantém a temperatura interior. À noite, abra janelas e persianas, deixando o ar entrar e de manhã, quando o sol estiver saindo, abaixe as persianas para manter a temperatura interna e impedir que aqueça.

Ao ligar o ar condicionado, feche todas as portas e janelas para não desperdiçar energia. Limpe o aparelho regularmente. Os filtros de ar, quando sujos, forçam a unidade a consumir mais energia do que o habitual para esfriar.

Portas automáticas para auxiliar na economia de energia

Portas automáticas de vidro com ar condicionado

A instalação de portas automáticas de vidro nas empresas é uma das melhores formas de economizar energia. As portas de vidro automáticas PPA, graças a sua tecnologia de ponta e de seu rápido sistema de abertura e fechamento, impedem os intercâmbios de temperatura entre interior e exterior

Além disso, ao abrir somente quando necessário, evitam as oscilações de temperatura no interior, mantendo-a constante e evitando que os equipamentos de ar condicionado trabalhem em excesso.

Se você quer saber mais sobre as vantagens das portas automáticas de vidro na economia de energia, basta baixar gratuitamente nosso e-Book “Como as portas automáticas auxiliam na economia de água e luz”. Se quiser mais informações, deixe seu comentário.

0 0 vote
Article Rating