banner rock convertPowered by Rock Convert

Um dos principais assuntos que os empresários estão mais interessados  ultimamente é relacionado ao controle de acesso para empresas. Na maioria das vezes, para ter acesso a determinadas áreas de uma empresa implica também em ter acesso a determinadas máquinas ou a determinada informação.

Pensando nisso, vamos dar alguns conselhos de controle de acessos para empresas, o que pode falhar e como gerenciá-los de maneira eficiente.

Assim como já havíamos falado sobre os 5 fatos que a sua empresa precisa considerar em controle de acesso insistimos que um bom sistema é recomendável para saber quem tem acesso e a quais áreas tem acesso, seja para entrar com autorização a um equipamento ou uma sala, como também à sala de manutenção ou de comunicação, onde qualquer alteração pode causar um problema significante na sua empresa.

Isto é somente um exemplo que a muitas pessoas pode parecer exagerado, mas a realidade é que a cada dia que passa cresce o número de empresas que tentam evitar uma fuga de dados mantendo um controle eficiente. Agora vamos explicar alguns métodos para controlar esta situação.

Cartões eletrônicos inteligentes

É possível acumular dados do usuário, credenciais que servem para ter acesso à empresa e controlar os horários, por exemplo, para fazer o login no computador ou entrar aos recursos de impressão. Essa poderia ser uma das opções mais úteis pela facilidade de administração e gerenciamento. Por outro lado, a falha que apresentam é que estas credenciais podem passar de um usuário a outro, invalidando a segurança deste sistema.

Pin de usuário para acesso

É o usuário e senha para ter acesso ao computador. A segurança é relativa, pois eventualmente alguém pode descobrir qual é o PIN dos serviços de limpeza, que supostamente possui acesso a todas as áreas, tendo como resultado a falha total deste tipo de controle de acesso.

Controles biométricos

Sem nenhuma dúvida é nosso método favorito quando falamos de controle de acesso para empresas. Atualmente é um método muito popular e por isso já são acessíveis para todas as empresas. Os leitores de impressão digital é a opção mais comum. Recomendamos aparelhos que permitam no mínimo duas impressões por usuário para que seja possível registrar uma de cada mão e não ter nenhum problema em caso de acidente.

Todo o investimento que a sua empresa tem que fazer para implementar uma solução deste tipo deve ser vista como uma economia, já que a sua empresa ganhará eficiência no gerenciamento destes recursos. Com este sistema, um usuário pensaria duas vezes antes de introduzir seus dados para imprimir um documento ou entrar em alguma área da empresa.

Sistemas biométricos: Solução de controle de acesso para empresas

Para a maioria das empresas o acesso as suas instalações e seus dados são questões de segurança máxima. Para suprir essas necessidades, foram desenvolvidas muitas aplicações biométricas diretamente ligadas ao mundo da tecnologia da informação. As aplicações biométricas utilizam as características físicas ou de conduta do indivíduo para o seu reconhecimento.

Temos certeza que todos já viram filmes de espiões que entram a quartos misteriosos utilizando o reconhecimento da retina.

A ideia é bem por aí, aumentar significantemente a segurança das suas instalações através de um reconhecimento único de um usuário. Isto pode ser realizado pela impressão digital, pela íris, veias das mãos, rosto, geometria das mãos, assinatura ou voz. Também pode ter outras finalidades, como evitar filas no seu negócio através de pagamento por impressão digital (já existem aplicações que exploram esta tecnologia.

Este post foi útil para você? Por favor, deixe os seus comentários e compartilhe nas suas redes sociais.