banner rock convertPowered by Rock Convert

Um sistema de controle de acesso veicular é aquele que permite controlar o fluxo de veículos em uma determinada área por motivos de restrição, controle ou simplesmente delimitar as áreas de pedestres das áreas veiculares.

Uma das tarefas mais complicadas de realizar, ao planejar um sistema de controle de acesso veicular, é saber que tipo de equipamento é necessário para cada caso, pois dependendo de cada aplicação específica podemos definir os distintos equipamentos que serão utilizados para cada situação.

Neste post vamos mencionar o que é mais essencial para integrar um sistema de controle de acesso veicular.

Componentes necessários para controle de acesso veicular 

Dispositivo de controle de acesso veicular: é aquele que irá delimitar o acesso ao local, pode ser uma barreira veicular, automatizadores para portas deslizantes ou pivotantes, dispensadores de cartões automáticos, entre outros.

Painel de controle: permite administrar os cartões ou tags que terão acesso ao local e em base à verificação previa de um cartão, envia um pulso de abertura ao dispositivo de controle de acesso.

Antena de longo alcance: permite a leitura de cartões à distância que pode alcançar de 1 até 12 metros de acordo com o modelo da antena. A função desta antena é unicamente ler a informação do cartão e enviá-la ao painel de controle.

Sensor de massa: se encarrega de enviar o pulso de fechamento ao dispositivo de controle de acesso depois que detecta que o veículo já passou pelo sistema, assim como impedir que a barreira ou portão se feche enquanto o veículo ainda esteja passando pelo dispositivo de segurança.

Laço magnético: Corresponde a uma bonina que é instalada no pavimento embaixo do braço da barreira. Sua função é proporcionar informação ao sensor de massa para a detenção de veículos quando os mesmos estão sobre o laço magnético. O tamanho depende diretamente do tipo de veículos que estarão transitando pelo local.

Tags: são os cartões ou etiquetas que devem ser colocadas nos veículos para que o painel de controle de acesso possa reconhecer o veículo e permitir o acesso.

Quando falamos de uma aplicação de controle de acesso veicular, a primeira coisa que deve ser tomada em conta no planejamento do desenho do sistema é o tipo de veículo que estará acessando o local; não basta somente saber que são veículos “normais”, dado que a palavra “normal” é muito ambígua; em outras palavras, para uma empresa que trabalha com caminhões em uma construção, é normal veículos deste tamanho, enquanto uma empresa que só utiliza veículos compactos os vê como anormais.

Voltando ao tema de tipo de veículos, precisamos saber se os veículos que transitarão pelo local são compactos, caminhões, caminhões de lixo, transporte urbano, tratores, etc. Conhecer detalhadamente o tipo de veículo nos permite determinar o tipo de sensor de massa que será utilizado, assim como o tamanho do laço magnético que é requerido para o fechamento.

Outro ponto de acesso importante para considerar em um controle de acesso veicular é o fluxo de veículos, pois isso ajudará determinar se o equipamento de controle de acesso deverá ser de uso intensivo ou semi-intensivo.

É possível que em alguns casos o acesso esteja restrito com relação à altura. Para este tipo de situação recomendamos barreiras veiculares articuladas, que contam com um braço que pode ser aberto a uma altura máxima de 2.20 metros.

Um último detalhe que deve ser considerado é a localização da instalação assim como as distancias para passar os cabos.

É muito importante utilizar cabos de calibre 22 para as conexões entre a antena e o painel de controle e para as conexões entre o painel e o dispositivo de controle de acesso veicular, sempre seguindo as normas estabelecidas para as distancias de operação de cada equipamento, com a finalidade de evitar problemas que podem aparecer com o tempo.

Na Novva Aprimatic by PPA contamos com uma grande variedade de dispositivos para o controle de acesso veicular, todos com alta tecnologia e com um desempenho excepcional que se adapta de maneira eficaz a cada uma das necessidades dos nossos clientes.

Este post lhe foi útil? Por favor, deixe os seus comentários e compartilhe nas suas redes sociais.