Controle de acesso veicular: Fatores essenciais antes da instalação

Um sistema de controle de acesso veicular é aquele que permite controlar o fluxo de veículos em uma determinada área por motivos de restrição, controle ou simplesmente delimitar as áreas de pedestres das áreas veiculares.

Uma das tarefas mais complicadas de realizar, ao planejar um sistema de controle de acesso veicular, é saber que tipo de equipamento é necessário para cada caso, pois dependendo de cada aplicação específica podemos definir os distintos equipamentos que serão utilizados para cada situação.

Neste post vamos mencionar o que é mais essencial para integrar um sistema de controle de acesso veicular.

Componentes necessários para controle de acesso veicular 

Dispositivo de controle de acesso veicular: é aquele que irá delimitar o acesso ao local, pode ser uma barreira veicular, automatizadores para portas deslizantes ou pivotantes, dispensadores de cartões automáticos, entre outros.

Painel de controle: permite administrar os cartões ou tags que terão acesso ao local e em base à verificação previa de um cartão, envia um pulso de abertura ao dispositivo de controle de acesso.

Antena de longo alcance: permite a leitura de cartões à distância que pode alcançar de 1 até 12 metros de acordo com o modelo da antena. A função desta antena é unicamente ler a informação do cartão e enviá-la ao painel de controle.

Sensor de massa: se encarrega de enviar o pulso de fechamento ao dispositivo de controle de acesso depois que detecta que o veículo já passou pelo sistema, assim como impedir que a barreira ou portão se feche enquanto o veículo ainda esteja passando pelo dispositivo de segurança.

Laço magnético: Corresponde a uma bonina que é instalada no pavimento embaixo do braço da barreira. Sua função é proporcionar informação ao sensor de massa para a detenção de veículos quando os mesmos estão sobre o laço magnético. O tamanho depende diretamente do tipo de veículos que estarão transitando pelo local.

Tags: são os cartões ou etiquetas que devem ser colocadas nos veículos para que o painel de controle de acesso possa reconhecer o veículo e permitir o acesso.

Quando falamos de uma aplicação de controle de acesso veicular, a primeira coisa que deve ser tomada em conta no planejamento do desenho do sistema é o tipo de veículo que estará acessando o local; não basta somente saber que são veículos “normais”, dado que a palavra “normal” é muito ambígua; em outras palavras, para uma empresa que trabalha com caminhões em uma construção, é normal veículos deste tamanho, enquanto uma empresa que só utiliza veículos compactos os vê como anormais.

Voltando ao tema de tipo de veículos, precisamos saber se os veículos que transitarão pelo local são compactos, caminhões, caminhões de lixo, transporte urbano, tratores, etc. Conhecer detalhadamente o tipo de veículo nos permite determinar o tipo de sensor de massa que será utilizado, assim como o tamanho do laço magnético que é requerido para o fechamento.

Outro ponto de acesso importante para considerar em um controle de acesso veicular é o fluxo de veículos, pois isso ajudará determinar se o equipamento de controle de acesso deverá ser de uso intensivo ou semi-intensivo.

É possível que em alguns casos o acesso esteja restrito com relação à altura. Para este tipo de situação recomendamos barreiras veiculares articuladas, que contam com um braço que pode ser aberto a uma altura máxima de 2.20 metros.

Um último detalhe que deve ser considerado é a localização da instalação assim como as distancias para passar os cabos.

É muito importante utilizar cabos de calibre 22 para as conexões entre a antena e o painel de controle e para as conexões entre o painel e o dispositivo de controle de acesso veicular, sempre seguindo as normas estabelecidas para as distancias de operação de cada equipamento, com a finalidade de evitar problemas que podem aparecer com o tempo.

Na Novva Solutions by PPA contamos com uma grande variedade de dispositivos para o controle de acesso veicular, todos com alta tecnologia e com um desempenho excepcional que se adapta de maneira eficaz a cada uma das necessidades dos nossos clientes.

Este post lhe foi útil? Por favor, deixe os seus comentários e compartilhe nas suas redes sociais.

Pedro Nascimento - Autor em Novva Solutions
Equipe Editorial Novva Solutions
Somos especialistas em projetos de automatização empresarial e residencial com foco em conforto e segurança. Possuímos vasta experiência em grandes projetos por todo o Brasil.

Depoimentos de clientes

Ainda com dúvida em contratar os serviços da Novva Solutions? Veja o que dizem alguns clientes dizem sobre nós.

A
André Alves Souza
Equipe técnica com muita experiência e com um atendimento excelente. Fizeram tudo que foi combinado e usaram produtos de alta qualidade, ficamos muito satisfeitos com a Novva Solutions!
Á
Ágatha Silva Ribeiro
A Novva Solutions nos atendeu de forma solícita e com muita atenção. Tivemos que fazer manutenção em várias de nossas portas e a assistência foi melhor que do imaginávamos.
E
Eduardo Alves Ferreira
Não foi fácil encontrar uma empresa de competência e quando encontramos a Novva Solutions, nos surpreendemos com a venda e o pós-venda da empresa!
M
Marcos Castro Almeida
Recomendo a Novva Solutions por se mostrar muito clara e com produtos e serviços de muita qualidade, tanto para portas automáticas quanto para controles de acesso, sem falar no atendimento e na equipe técnica de qualidade.
M
Mariana Mantovanni
Estava procurando uma solução para economizar energia na minha loja e com a Novva Solutions consegui resolver este problema. Além disso, os custos com a manutenção do ar-condicionado caíram.

Nossos clientes

Conheça alguns clientes que já utilizam as Portas Automáticas da Novva Solutions

Vivo
Unimed
Honda
Unicamp
Postos Graal
Ibis Hotel
Comfort Hotel
Quality Hotel
Caixa Econômica Federal
Pernambucanas
Walmart
Droga Raia
Harley Davidson
Kawasaki
AM-PM Conveniência
BR Mania
Hospital das Clínicas
Medicina USP
Faculdade de Medicina de Botucatu
Grupo Automec Chevrolet
Obeid Plaza Hotel
Balneário Camboriú Shopping
TRT-SC
Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Mila Seguros
Vidromax
Top of Mind Empresarial Novva Solutions

Somos líderes de mercado em portas automáticas

Trabalhando lado a lado com a PPA, a Novva Solutions conta com lastro de mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, garantindo a nossos clientes produtos de primeira qualidade e excelentes preços.

Oferecemos a melhor tecnologia para dar tranquilidade e segurança ao seu negócio.