Economia de água: 7 coisas que você está esquecendo

Atualizado em 12 mar 2024

Este assunto pode até parecer repetitivo, porém, a economia de água está tornando-se cada vez mais obrigação para todas as empresas e famílias brasileiras. A situação, principalmente no sudeste, é muito preocupante.

Banhos demorados, lavar calçada e muitas outras coisas que fazemos diariamente, afetam e muito o consumo diário de água. Para ajudar você na economia de água da sua casa, fizemos uma lista de 7 coisas que você possivelmente está esquecendo e que podem estar afetando o seu bolso e a sua qualidade de vida.

1 – A economia de água começa pelo banheiro

Nada melhor que tomar aquele banho demorado e até cantar no chuveiro verdade? Mentira, pois enquanto você se diverte cantando em um banho de ducha de 15 minutos está consumindo, sem perceber, 135 litros de água.

A solução é fácil. Basta fechar o registro enquanto você se ensaboa e diminuir o tempo de banho para 5 minutos que o consumo cairá para 45 litros.

No chuveiro elétrico em 15 minutos com o registro meio aberto são gastos 45 litros. Se você tiver os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.

Outra dica é aproveitar a água que cai no chuveiro e armazená-la em um balde. Esta água pode ser aproveitada para lavar roupa e para muitas outras funções na sua casa.

Também desperdiçamos muita água quando escovamos os dentes. Se você escova o dente em cinco minutos com a torneira meio aberta, gasta 12 litros de água. Se você fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo de água, é possível economizar mais de 11 litros.

O mesmo vale para lavar o rosto e para barbear. Se você não demorar, pode economizar de 2 a 3 litros de água.

2 – Economia de água na cozinha

Comece economizando ao lavar a louça. Ao lavar  com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 120 litros de água. Economizando, o consumo pode chegar a 20 litros.

Para fazer isso, basta limpar os retos de comida das panelas e dos pratos com esponja e sabão para só depois abrir a torneira. Primeiro lave tudo, depois abra a torneira para um novo enxague.

Lembre-se também que ao se utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros 2 copos de água potável para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.

Se você quer comodidade com a lavadora de louça, o ideal é utilizá-la somente quando ela estiver cheia. O gasto é de 40 litros de água.

3 – Economize água ao lavar a roupa

Antes de lavar a roupa, junte bastante, não lave uma peça só por vez. Se você for utilizar a lavadora de roupas, procure ligá-la no máximo três vezes por semana sempre com a sua capacidade máxima.

Se você lava a sua roupa no tanque, deixe de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Utilize água nova somente na hora de enxaguar.

Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe-as de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. Aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.

Ao lavar a roupa, aproveite a água do tanque ou máquina de lavar e lave o quintal ou a calçada, pois a água já tem sabão.

4 – Lavar a calçada traz grandes prejuízos

Ao lavar a sua calçada com a mangueira durante 15 minutos você desperdiça 279 litros de água. Esqueça este hábito e adote a vassoura para limpar a calçada e o pátio da sua casa.

Para limpar sujeiras localizadas, utilize um pano umedecido ou a água de enxague da roupa ou da louça.

5 – Lave o carro uma vez por mês

Normalmente gastamos até 30 minutos para lavar o carro. O desperdício de água pode ser de até 560 litros. Evite lavá-lo durante a época de estiagem. Para reduzir os gastos, lave somente uma vez por mês e utilize um balde. O consumo será apenas de 40 litros.

6 – Regador para molhar as plantas

Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a quase 190 litros. Para uma economia de água mais eficiente, a rega durante o verão deve ser feita de manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.

7 – Cubra a sua piscina

Se você possui uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente. Com uma cobertura, que pode ser de um material plástico, a perda é reduzida em 90%.

Veja também como as portas automáticas podem auxiliar na economia de água. Baixe agora o nosso eBook grátis!

Pedro Nascimento - Autor em Novva Solutions
Equipe Editorial Novva Solutions
Somos especialistas em projetos de automatização empresarial e residencial com foco em conforto e segurança. Possuímos vasta experiência em grandes projetos por todo o Brasil.

Depoimentos de clientes

Ainda com dúvida em contratar os serviços da Novva Solutions? Veja o que dizem alguns clientes dizem sobre nós.

A
André Alves Souza
Equipe técnica com muita experiência e com um atendimento excelente. Fizeram tudo que foi combinado e usaram produtos de alta qualidade, ficamos muito satisfeitos com a Novva Solutions!
Á
Ágatha Silva Ribeiro
A Novva Solutions nos atendeu de forma solícita e com muita atenção. Tivemos que fazer manutenção em várias de nossas portas e a assistência foi melhor que do imaginávamos.
E
Eduardo Alves Ferreira
Não foi fácil encontrar uma empresa de competência e quando encontramos a Novva Solutions, nos surpreendemos com a venda e o pós-venda da empresa!
M
Marcos Castro Almeida
Recomendo a Novva Solutions por se mostrar muito clara e com produtos e serviços de muita qualidade, tanto para portas automáticas quanto para controles de acesso, sem falar no atendimento e na equipe técnica de qualidade.
M
Mariana Mantovanni
Estava procurando uma solução para economizar energia na minha loja e com a Novva Solutions consegui resolver este problema. Além disso, os custos com a manutenção do ar-condicionado caíram.

Nossos clientes

Conheça alguns clientes que já utilizam as Portas Automáticas da Novva Solutions

Vivo
Unimed
Honda
Unicamp
Postos Graal
Ibis Hotel
Comfort Hotel
Quality Hotel
Caixa Econômica Federal
Pernambucanas
Walmart
Droga Raia
Harley Davidson
Kawasaki
AM-PM Conveniência
BR Mania
Hospital das Clínicas
Medicina USP
Faculdade de Medicina de Botucatu
Grupo Automec Chevrolet
Obeid Plaza Hotel
Balneário Camboriú Shopping
TRT-SC
Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Mila Seguros
Vidromax
Top of Mind Empresarial Novva Solutions

Somos líderes de mercado em portas automáticas

Trabalhando lado a lado com a PPA, a Novva Solutions conta com lastro de mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, garantindo a nossos clientes produtos de primeira qualidade e excelentes preços.

Oferecemos a melhor tecnologia para dar tranquilidade e segurança ao seu negócio.