banner rock convertPowered by Rock Convert

Este assunto pode até parecer repetitivo, porém, a economia de água está tornando-se cada vez mais obrigação para todas as empresas e famílias brasileiras. A situação, principalmente no sudeste, é muito preocupante.

Banhos demorados, lavar calçada e muitas outras coisas que fazemos diariamente, afetam e muito o consumo diário de água. Para ajudar você na economia de água da sua casa, fizemos uma lista de 7 coisas que você possivelmente está esquecendo e que podem estar afetando o seu bolso e a sua qualidade de vida.

1 – A economia de água começa pelo banheiro

Nada melhor que tomar aquele banho demorado e até cantar no chuveiro verdade? Mentira, pois enquanto você se diverte cantando em um banho de ducha de 15 minutos está consumindo, sem perceber, 135 litros de água.

A solução é fácil. Basta fechar o registro enquanto você se ensaboa e diminuir o tempo de banho para 5 minutos que o consumo cairá para 45 litros.

No chuveiro elétrico em 15 minutos com o registro meio aberto são gastos 45 litros. Se você tiver os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.

Outra dica é aproveitar a água que cai no chuveiro e armazená-la em um balde. Esta água pode ser aproveitada para lavar roupa e para muitas outras funções na sua casa.

Também desperdiçamos muita água quando escovamos os dentes. Se você escova o dente em cinco minutos com a torneira meio aberta, gasta 12 litros de água. Se você fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo de água, é possível economizar mais de 11 litros.

O mesmo vale para lavar o rosto e para barbear. Se você não demorar, pode economizar de 2 a 3 litros de água.

2 – Economia de água na cozinha

Comece economizando ao lavar a louça. Ao lavar  com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 120 litros de água. Economizando, o consumo pode chegar a 20 litros.

Para fazer isso, basta limpar os retos de comida das panelas e dos pratos com esponja e sabão para só depois abrir a torneira. Primeiro lave tudo, depois abra a torneira para um novo enxague.

Lembre-se também que ao se utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros 2 copos de água potável para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.

Se você quer comodidade com a lavadora de louça, o ideal é utilizá-la somente quando ela estiver cheia. O gasto é de 40 litros de água.

3 – Economize água ao lavar a roupa

Antes de lavar a roupa, junte bastante, não lave uma peça só por vez. Se você for utilizar a lavadora de roupas, procure ligá-la no máximo três vezes por semana sempre com a sua capacidade máxima.

Se você lava a sua roupa no tanque, deixe de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Utilize água nova somente na hora de enxaguar.

Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe-as de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. Aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.

Ao lavar a roupa, aproveite a água do tanque ou máquina de lavar e lave o quintal ou a calçada, pois a água já tem sabão.

4 – Lavar a calçada traz grandes prejuízos

Ao lavar a sua calçada com a mangueira durante 15 minutos você desperdiça 279 litros de água. Esqueça este hábito e adote a vassoura para limpar a calçada e o pátio da sua casa.

Para limpar sujeiras localizadas, utilize um pano umedecido ou a água de enxague da roupa ou da louça.

5 – Lave o carro uma vez por mês

Normalmente gastamos até 30 minutos para lavar o carro. O desperdício de água pode ser de até 560 litros. Evite lavá-lo durante a época de estiagem. Para reduzir os gastos, lave somente uma vez por mês e utilize um balde. O consumo será apenas de 40 litros.

6 – Regador para molhar as plantas

Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a quase 190 litros. Para uma economia de água mais eficiente, a rega durante o verão deve ser feita de manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.

7 – Cubra a sua piscina

Se você possui uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente. Com uma cobertura, que pode ser de um material plástico, a perda é reduzida em 90%.

Veja também como as portas automáticas podem auxiliar na economia de água. Baixe agora o nosso eBook grátis!

 

economia de agua