Energias renováveis e eficiência energética: A combinação perfeita

É mais que óbvio que em algum momento as energias renováveis e a eficiência energética convergiriam, pois se queremos melhor uma é necessária a outra.

Se as associamos e colocamos em prática as medidas de eficiência energética como a instalação de isolamentos nos edifícios, iluminação eficiente e a implementação de sistemas com portas automáticas deslizantes, é possível diminuir drasticamente o consumo de energia elétrica.

Além de implementar essas medidas, adicionamos energias li9mpas a todos os novos edifícios que estão sendo construídos e a longo prazo será possível igualar as forças entre energias renováveis e não renováveis no “mix energético global”.

Graças a um estudo recente realizado pela Agencia Internacional de Energias Renováveis (IRENA) e pelo Centro de Eficiência Energética de Copenhague (C2E2), podemos compreender de maneira mais simples a interação entre as tecnologias renováveis e as melhorias na eficiência energética. O trabalho batizado como “Sinergia entre as energias renováveis e a eficiência energética”, mostra que a combinação de amas as opções podem reduzir em até um 25% a demanda mundial de energia em 2030.

De maneira geral, a sociedade vem compreendendo que construir pensando na eficiência energética ajuda a reduzir o consumo, porém o que não fica tão evidente para muitos é que a utilização de energias renováveis também reduz o consumo global.

Além disso, a pesquisa demonstra que as medidas de eficiencia energética representariam de 50% a 75% da economia total em energia, mas o restante seria consequência da utilização de energias limpas. Isso porque a tecnologia que é utilizada em energias renováveis aumenta a conversão e por isso requerem um menor uso de combustível.

Um bom exemplo disso são as energias solares ou eólicas, que não demandam conversão térmica nem combustível, não gerando nenhum desperdício.

Projeto Energias Renováveis Para Todos

Este projeto realizado pela IRENA e C2E2 está baseado em uma iniciativa das Nações Unidas, que é chamada “Energias Sustentáveis Para Todos” e tem como objetivo garantir o acesso universal a serviços energéticos modernos, a duplicação da taxa global de eficiência energética e a duplicação da proporção de energias renováveis no mix energético global.

Um dos pontos principais alcançados pela pesquisa foi que para conseguir alcançar os objetivos das energias renováveis é necessário conseguir a eficiência, ou seja, é impossível conseguir duplicar a cota de energias renováveis sem implementar as melhorias na eficiência.

A pesquisa também mostra como o aumento do uso de energias renováveis costuma vir unido sempre com as melhorias da eficiência energética, situação que evidencia ainda mais que as duas opções devem estar ligadas.

Através desta pesquisa foi lançada a REmap 2030, que é um guia mundial sobre o caminho a seguir para alcançar o objetivo de duplicar as energias renováveis até o ano de 2030. Trata-se da primeira pesquisa global sobre o potencial das energias renováveis realizado depois da análise dos 40 países com maior consumo de energia a nível mundial.

O documento também aponta que duplicar o mix de energias renováveis até 2030 não é somente possível, mas também muito mais acessível para todos os países que continuarem pelo caminho certo.

Graças a ele, será possível criar novos empregos e também reduzir significantemente a poluição, reduzindo diretamente os efeitos da mudança climática em todo o planeta.

Este artigo foi útil para você? Por favor, deixe o seu comentário e comparte nas suas redes sociais.

Pedro Nascimento - Autor em Novva Solutions
Equipe Editorial Novva Solutions
Somos especialistas em projetos de automatização empresarial e residencial com foco em conforto e segurança. Possuímos vasta experiência em grandes projetos por todo o Brasil.

Depoimentos de clientes

Ainda com dúvida em contratar os serviços da Novva Solutions? Veja o que dizem alguns clientes dizem sobre nós.

A
André Alves Souza
Equipe técnica com muita experiência e com um atendimento excelente. Fizeram tudo que foi combinado e usaram produtos de alta qualidade, ficamos muito satisfeitos com a Novva Solutions!
Á
Ágatha Silva Ribeiro
A Novva Solutions nos atendeu de forma solícita e com muita atenção. Tivemos que fazer manutenção em várias de nossas portas e a assistência foi melhor que do imaginávamos.
E
Eduardo Alves Ferreira
Não foi fácil encontrar uma empresa de competência e quando encontramos a Novva Solutions, nos surpreendemos com a venda e o pós-venda da empresa!
M
Marcos Castro Almeida
Recomendo a Novva Solutions por se mostrar muito clara e com produtos e serviços de muita qualidade, tanto para portas automáticas quanto para controles de acesso, sem falar no atendimento e na equipe técnica de qualidade.
M
Mariana Mantovanni
Estava procurando uma solução para economizar energia na minha loja e com a Novva Solutions consegui resolver este problema. Além disso, os custos com a manutenção do ar-condicionado caíram.

Nossos clientes

Conheça alguns clientes que já utilizam as Portas Automáticas da Novva Solutions

Vivo
Unimed
Honda
Unicamp
Postos Graal
Ibis Hotel
Comfort Hotel
Quality Hotel
Caixa Econômica Federal
Pernambucanas
Walmart
Droga Raia
Harley Davidson
Kawasaki
AM-PM Conveniência
BR Mania
Hospital das Clínicas
Medicina USP
Faculdade de Medicina de Botucatu
Grupo Automec Chevrolet
Obeid Plaza Hotel
Balneário Camboriú Shopping
TRT-SC
Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Mila Seguros
Vidromax
Top of Mind Empresarial Novva Solutions

Somos líderes de mercado em portas automáticas

Trabalhando lado a lado com a PPA, a Novva Solutions conta com lastro de mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, garantindo a nossos clientes produtos de primeira qualidade e excelentes preços.

Oferecemos a melhor tecnologia para dar tranquilidade e segurança ao seu negócio.