banner rock convertPowered by Rock Convert

As novas ferramentas para arquitetos vieram para ficar. “O futuro não é mais como era antigamente…” Já dizia Renato Russo. Na verdade o futuro é o presente e ele deixou um pouco a desejar se comparado às expectativas da trilogia De Volta Para o Futuro e de desenhos como os Jetsons e Futurama.

Os carros não voam, as roupas não se ajustam automaticamente aos nossos corpos, os pedestres ainda precisam usar os pés para chegar de um local ao outro e não tubos de teletransporte. Enfim, as mudanças ocorreram de forma mais lenta do que aquela sonhada e idealizada por nosso pais e avós.

Por outro lado, o avanço da tecnologia nos trouxe vários benefícios que estão aí para facilitar a vida de profissionais das mais diversas áreas incluindo a arquitetura. Não é exagero dizer que tudo sobre arquitetura se tornou mais fácil de se elaborar do que na época pré-computadores, por exemplo.

A fita métrica deu lugar a trena digital, o desenho feito a mão pode ser feito em uma estação de trabalho com tela sensível ao toque e a antiga lâmina de gilete utilizada para apagar os erros cometidos no desenho do projeto foi substituída pela opção CTRL Z (desfazer).

É ou não é uma revolução?

A indústria vem cada vez mais se renovando e modificando a forma que profissionais de arquitetura se relacionam tanto com clientes quanto com a execução do projeto em si.

Separamos aqui 5 novas ferramentas para arquitetos que você deveria estar utilizando para otimizar seu tempo e trabalho. Confira:

Leia também – 

DESIGN DE INTERIORES: 10 TENDÊNCIAS QUE VOCÊ NÃO PODE PERDER

QUAIS SÃO OS 10 MELHORES SITES DE ARQUITETURA DO MERCADO?

 

  1. Programas de fazer desenhos em 3d

 O desenho em 3d (3 dimensões) é aquele que te dá uma noção que vai além da técnica utilizada em 2d: a profundidade. No desenho 3d você tem esboçado no papel, ou na tela do computador, um sketch com largura, altura e a tal profundidade que garantem uma expressão fiel da realidade.

Existem programas de desenho 3d  gratuitos e pagos disponíveis na internet que vão te ajudar a aperfeiçoar sua técnica, são eles:

  • Sketch up Maker ou Sketch up Pro. São programas de modelação 3d criados em 1999 e adquiridos pelo Google que precisava de uma ajudinha para desenvolver o famoso Google Earth. A diferença entre os dois programas é que o primeiro é uma versão grátis que pode ser utilizada por não profissionais e o segundo é a sua versão paga com exclusivas ferramentas para arquitetos.
  • O Blender é um programa de desenhos 3d e texturização surpreendente. Foi desenvolvido por um estúdio de cinema Holandês para uso próprio sendo mais tarde disponibilizado para o público. É uma ferramenta intuitiva e compatível com todas as plataformas.
  • DAZ Studio. Aplicativo desenvolvido e oferecido gratuitamente pelo Daz 3d e totalmente voltado para a renderização de cenas. O visual atingido com o aplicativo é de uma realidade comovente. Vale a pena experimentar.
  1. Programas para desenhar moveis

 Existem vários programas para  móveis planejados disponíveis no mercado mas 4 deles se destacam como sendo os preferidos de 8 entre 10 arquitetos, decoradores e designer de interiores para criar móveis ricos em detalhes e alta definição. São ricos em renderização e podem criar cenários de tirar o fôlego para surpreender e cativar o cliente.

  • 3d Studio Max. O programa é indicado para modelagem, renderização e animação de imagens, mas é um dos preferidos dos arquitetos e decoradores justamente por causa da realidade dos cenários que podem ser alcançadas com o software oferecendo ao cliente um preview perfeito do seu projeto.
  • Con.Planner. É um programa feito sob medida para os profissionais da área de arquitetura e decoração. Ele possibilita a criação de móveis, projeção de espaços, cotações e soluções em comunicações entre fabricantes de móveis, decoradores e seus clientes.
  1. Software Paisagismo

Para você que é responsável pelo design de exteriores e quer descomplicar a sua vida  através do que existe de mais novo no mercado, saiba que já é possível criar designs magníficos com alguns programas especializados voltados para o profissional de paisagismo.

Existem excelentes programas na versão pro (paga) e softwares paisagismo 3d grátis. Listamos aqui 3 dos melhores, confira:

  • Photo Landscape. Programa de paisagismo que trabalha com fotomontagens, possui um banco de imagens em alta definição muito rico e possibilita gerar orçamentos a partir do projeto criado.
  • Garden Composer 3d. Possui 12 mil plantas catalogadas de onde você poderá escolher inspiração para seus projetos e possibilita visualizar o projeto final em cada estação do ano. Imagens com alta resolução.
  • Dyna Scape. Programa para desenhos em 2d e 3d com integração entre várias plataformas. O projeto pode ser apresentado ao cliente desde o computador até mesmo pelo celular.
  1. Aplicativo para designer de interiores

 Esta dica de novas ferramentas para arquitetos serve tanto para os profissionais de da área quanto para os entusiastas e marinheiros de primeira viagem no quesito decoração de interiores. A seleção de aplicativos abaixo é simples e bem intuitiva para ser usada por aqueles que ainda não possuem familiaridade com as ferramentas.

  • Homestyler Interior Design. Com este programa você pode tirar uma foto do espaço que será decorado e inserir os móveis e peças de decoração disponíveis no catálogo para ter uma idéia de como irão ficar.
  • Home 3d. Possui a mesma função do aplicativo anterior, mas também possibilita o desenho e criação da planta desde o estágio inicial.
  • Mark on Call. Permite que o profissional de design de interiores, visualize e realize as suas visões para o projeto enquanto se mantém organizado e dentro do orçamento estabelecido.
  1. Programa para fazer planta baixa

 A planta baixa, para quem não sabe, é o desenho da construção na horizontal. Trocando em miúdos, é aquele desenho em que você consegue visualizar a construção vista de cima e como cada cômodo se relaciona com o outro. É nesta planta que encontramos as medidas da casa, dos ambientes e localização de janelas e portas.

Por ser formada por desenhos geométricos, este tipo de planta pode ser elaborada em qualquer software de desenho como Corel Draw e Illustrator. Fizemos uma listagem aqui de ferramentas online gratuitas para facilitar a sua vida.

  • Lucida chart. O Lucida chart é na verdade um programa para apresentações online, não especificamente para criação de plantas. A grande sacada dele é que permite a interação online de outros participantes do projeto e é compatível com o Google Drive.
  • Floor Plan Creator. Floor plan é a palavra inglesa para “planta baixa”, logo dá para perceber que o aplicativo foi criado especificamente para esta função, correto? Está disponível para Androids e I-Phones. A versão gratuita deixa pré-estabelecido o uso de apenas um projeto por mês ou 28 projetos no plano mais barato. É multiplataforma e altamente intuitivo.

Gostou das nossas dicas de novas ferramentas para arquitetos e profissionais da área? Deixe-nos um comentário e não esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais.

PORTAS SOCIAIS AUTOMÁTICAS