5 novas ferramentas para arquitetos que todos deveriam estar utilizando

As novas ferramentas para arquitetos vieram para ficar. “O futuro não é mais como era antigamente…” Já dizia Renato Russo. Na verdade o futuro é o presente e ele deixou um pouco a desejar se comparado às expectativas da trilogia De Volta Para o Futuro e de desenhos como os Jetsons e Futurama.

Os carros não voam, as roupas não se ajustam automaticamente aos nossos corpos, os pedestres ainda precisam usar os pés para chegar de um local ao outro e não tubos de teletransporte. Enfim, as mudanças ocorreram de forma mais lenta do que aquela sonhada e idealizada por nosso pais e avós.

Por outro lado, o avanço da tecnologia nos trouxe vários benefícios que estão aí para facilitar a vida de profissionais das mais diversas áreas incluindo a arquitetura. Não é exagero dizer que tudo sobre arquitetura se tornou mais fácil de se elaborar do que na época pré-computadores, por exemplo.

A fita métrica deu lugar a trena digital, o desenho feito a mão pode ser feito em uma estação de trabalho com tela sensível ao toque e a antiga lâmina de gilete utilizada para apagar os erros cometidos no desenho do projeto foi substituída pela opção CTRL Z (desfazer).

É ou não é uma revolução?

A indústria vem cada vez mais se renovando e modificando a forma que profissionais de arquitetura se relacionam tanto com clientes quanto com a execução do projeto em si.

Separamos aqui 5 novas ferramentas para arquitetos que você deveria estar utilizando para otimizar seu tempo e trabalho. Confira:

Leia também – 

DESIGN DE INTERIORES: 10 TENDÊNCIAS QUE VOCÊ NÃO PODE PERDER

QUAIS SÃO OS 10 MELHORES SITES DE ARQUITETURA DO MERCADO?

  1. Programas de fazer desenhos em 3d

 O desenho em 3d (3 dimensões) é aquele que te dá uma noção que vai além da técnica utilizada em 2d: a profundidade. No desenho 3d você tem esboçado no papel, ou na tela do computador, um sketch com largura, altura e a tal profundidade que garantem uma expressão fiel da realidade.

Existem programas de desenho 3d  gratuitos e pagos disponíveis na internet que vão te ajudar a aperfeiçoar sua técnica, são eles:

  • Sketch up Maker ou Sketch up Pro. São programas de modelação 3d criados em 1999 e adquiridos pelo Google que precisava de uma ajudinha para desenvolver o famoso Google Earth. A diferença entre os dois programas é que o primeiro é uma versão grátis que pode ser utilizada por não profissionais e o segundo é a sua versão paga com exclusivas ferramentas para arquitetos.
  • O Blender é um programa de desenhos 3d e texturização surpreendente. Foi desenvolvido por um estúdio de cinema Holandês para uso próprio sendo mais tarde disponibilizado para o público. É uma ferramenta intuitiva e compatível com todas as plataformas.
  • DAZ Studio. Aplicativo desenvolvido e oferecido gratuitamente pelo Daz 3d e totalmente voltado para a renderização de cenas. O visual atingido com o aplicativo é de uma realidade comovente. Vale a pena experimentar.
  1. Programas para desenhar moveis

 Existem vários programas para  móveis planejados disponíveis no mercado mas 4 deles se destacam como sendo os preferidos de 8 entre 10 arquitetos, decoradores e designer de interiores para criar móveis ricos em detalhes e alta definição. São ricos em renderização e podem criar cenários de tirar o fôlego para surpreender e cativar o cliente.

  • 3d Studio Max. O programa é indicado para modelagem, renderização e animação de imagens, mas é um dos preferidos dos arquitetos e decoradores justamente por causa da realidade dos cenários que podem ser alcançadas com o software oferecendo ao cliente um preview perfeito do seu projeto.
  • Con.Planner. É um programa feito sob medida para os profissionais da área de arquitetura e decoração. Ele possibilita a criação de móveis, projeção de espaços, cotações e soluções em comunicações entre fabricantes de móveis, decoradores e seus clientes.
  1. Software Paisagismo

Para você que é responsável pelo design de exteriores e quer descomplicar a sua vida  através do que existe de mais novo no mercado, saiba que já é possível criar designs magníficos com alguns programas especializados voltados para o profissional de paisagismo.

Existem excelentes programas na versão pro (paga) e softwares paisagismo 3d grátis. Listamos aqui 3 dos melhores, confira:

  • Photo Landscape. Programa de paisagismo que trabalha com fotomontagens, possui um banco de imagens em alta definição muito rico e possibilita gerar orçamentos a partir do projeto criado.
  • Garden Composer 3d. Possui 12 mil plantas catalogadas de onde você poderá escolher inspiração para seus projetos e possibilita visualizar o projeto final em cada estação do ano. Imagens com alta resolução.
  • Dyna Scape. Programa para desenhos em 2d e 3d com integração entre várias plataformas. O projeto pode ser apresentado ao cliente desde o computador até mesmo pelo celular.
  1. Aplicativo para designer de interiores

 Esta dica de novas ferramentas para arquitetos serve tanto para os profissionais de da área quanto para os entusiastas e marinheiros de primeira viagem no quesito decoração de interiores. A seleção de aplicativos abaixo é simples e bem intuitiva para ser usada por aqueles que ainda não possuem familiaridade com as ferramentas.

  • Homestyler Interior Design. Com este programa você pode tirar uma foto do espaço que será decorado e inserir os móveis e peças de decoração disponíveis no catálogo para ter uma idéia de como irão ficar.
  • Home 3d. Possui a mesma função do aplicativo anterior, mas também possibilita o desenho e criação da planta desde o estágio inicial.
  • Mark on Call. Permite que o profissional de design de interiores, visualize e realize as suas visões para o projeto enquanto se mantém organizado e dentro do orçamento estabelecido.
  1. Programa para fazer planta baixa

 A planta baixa, para quem não sabe, é o desenho da construção na horizontal. Trocando em miúdos, é aquele desenho em que você consegue visualizar a construção vista de cima e como cada cômodo se relaciona com o outro. É nesta planta que encontramos as medidas da casa, dos ambientes e localização de janelas e portas.

Por ser formada por desenhos geométricos, este tipo de planta pode ser elaborada em qualquer software de desenho como Corel Draw e Illustrator. Fizemos uma listagem aqui de ferramentas online gratuitas para facilitar a sua vida.

  • Lucida chart. O Lucida chart é na verdade um programa para apresentações online, não especificamente para criação de plantas. A grande sacada dele é que permite a interação online de outros participantes do projeto e é compatível com o Google Drive.
  • Floor Plan Creator. Floor plan é a palavra inglesa para “planta baixa”, logo dá para perceber que o aplicativo foi criado especificamente para esta função, correto? Está disponível para Androids e I-Phones. A versão gratuita deixa pré-estabelecido o uso de apenas um projeto por mês ou 28 projetos no plano mais barato. É multiplataforma e altamente intuitivo.

Gostou das nossas dicas de novas ferramentas para arquitetos e profissionais da área? Deixe-nos um comentário e não esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais.

Pedro Nascimento - Autor em Novva Solutions
Equipe Editorial Novva Solutions
Somos especialistas em projetos de automatização empresarial e residencial com foco em conforto e segurança. Possuímos vasta experiência em grandes projetos por todo o Brasil.

Depoimentos de clientes

Ainda com dúvida em contratar os serviços da Novva Solutions? Veja o que dizem alguns clientes dizem sobre nós.

A
André Alves Souza
Equipe técnica com muita experiência e com um atendimento excelente. Fizeram tudo que foi combinado e usaram produtos de alta qualidade, ficamos muito satisfeitos com a Novva Solutions!
Á
Ágatha Silva Ribeiro
A Novva Solutions nos atendeu de forma solícita e com muita atenção. Tivemos que fazer manutenção em várias de nossas portas e a assistência foi melhor que do imaginávamos.
E
Eduardo Alves Ferreira
Não foi fácil encontrar uma empresa de competência e quando encontramos a Novva Solutions, nos surpreendemos com a venda e o pós-venda da empresa!
M
Marcos Castro Almeida
Recomendo a Novva Solutions por se mostrar muito clara e com produtos e serviços de muita qualidade, tanto para portas automáticas quanto para controles de acesso, sem falar no atendimento e na equipe técnica de qualidade.
M
Mariana Mantovanni
Estava procurando uma solução para economizar energia na minha loja e com a Novva Solutions consegui resolver este problema. Além disso, os custos com a manutenção do ar-condicionado caíram.

Nossos clientes

Conheça alguns clientes que já utilizam as Portas Automáticas da Novva Solutions

Vivo
Unimed
Honda
Unicamp
Postos Graal
Ibis Hotel
Comfort Hotel
Quality Hotel
Caixa Econômica Federal
Pernambucanas
Walmart
Droga Raia
Harley Davidson
Kawasaki
AM-PM Conveniência
BR Mania
Hospital das Clínicas
Medicina USP
Faculdade de Medicina de Botucatu
Grupo Automec Chevrolet
Obeid Plaza Hotel
Balneário Camboriú Shopping
TRT-SC
Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Mila Seguros
Vidromax
Top of Mind Empresarial Novva Solutions

Somos líderes de mercado em portas automáticas

Trabalhando lado a lado com a PPA, a Novva Solutions conta com lastro de mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, garantindo a nossos clientes produtos de primeira qualidade e excelentes preços.

Oferecemos a melhor tecnologia para dar tranquilidade e segurança ao seu negócio.