O que é uma loja com sustentabilidade ambiental?

sustentabilidade ambiental
banner rock convertPowered by Rock Convert

Não é nenhum segredo que a maioria das lojas no Brasil estão em uma transformação constante, você que possui alguma loja sabe muito bem disso.

Essa transformação permite interpretar as mudanças sociais a tempo e aplicar soluções inovadoras para as demandas dos seus clientes. Por isso, a cada dia que passa as empresas estão mais comprometidas com o meio ambiente.

Por um lado, as grandes marcas incorporam critérios de sustentabilidade ambiental não somente nos seus produtos, mas também nos pontos de venda, fortalecendo assim as suas políticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa.

Por outro lado, os pequenos estabelecimentos operam de maneira sustentável, o que é refletido em benefícios e vantagens para o autônomo e para as Pymes. Estamos na era da sustentabilidade ambiental.

O conceito de loja com sustentabilidade ambiental é bastante simples: reduzir o impacto sobre o meio ambiente atuando em todos os processos da vida do estabelecimento, desde o design, construção, reciclagem, gestão de resíduos, certificação da loja e muito mais.


Graças a este tipo de política, os estabelecimentos são mais eficientes energeticamente, minimizam os resíduos e reduzem o seu impacto ambiental. Além disso, conseguem reduzir os custos fixos, pois diminuem significantemente o consumo de agua e energia elétrica.

A pergunta que não quer calar é: Quais características possui este tipo de loja?

A principal característica é que aplicam uma série de medidas de economia de energia elétrica e climatização, equipamentos e iluminação. Aqui deixamos alguns exemplos:

Portas automáticas de vidro: As portas automáticas na entrada conseguem separar a área climatizada (sala de vendas) do exterior. Com este tipo de porta é possível economizar energia elétrica e brindar conforto a cliente que visita a sua loja. Por outro lado, na parte interior da loja, as portas automáticas permitem a separação da sala de vendas, que deve manter uma temperatura correta, do estoque, que é uma área sem climatização.

Lobby: Presença de lobby na entrada das lojas com porta automáticas de vidro. Isso evita correntes de ar e a troca com a temperatura vinda do exterior.

Temporizadores: Os aparelhos de ar-condicionado, bebedouros com água gelada e quente, contadores de pessoas, controle de iluminação da sala de vendas. É necessário contar com o controle total destes aparelhos e programá-los para obter melhores benefícios.

Iluminação da loja: redução da potência na iluminação geral da loja.

Sensores de presença: instalação de equipamentos de controle automático de iluminação com sensores de presença.

Outra característica importante das lojas ecoeficientes é que se esforçam em conscientizar os empregados e clientes sobre o benefício do uso eficiente da energia.  Para funcionar perfeitamente é necessário criar um manual de boas maneiras que ajuda a conscientizar os empregados e induz a um uso responsável do equipamento e das instalações.

Mais importante que aplicar estas medidas, é fazer com que elas sejam cumpridas periodicamente. Estas empresas conseguem manter uma gestão e um controle adequado com eficiência e frequência.

Existem muitas possibilidades de fazer que o nosso negócio seja um lugar mais respeitoso com o meio ambiente. A tendência avança der maneira imparável a caminho da economia verde. Na verdade, no futuro as empresas serão julgadas não somente pela qualidade dos seus produtos ou serviços, mas também pela sua maneira de atuar dentro da comunidade e com relação ao meio ambiente. O que você está esperando? Entra agora para o time dos ecoeficientes!

Este artigo foi útil para você? Por favor, deixe o seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

Portas automáticas de vidro

Deixe um comentário

avatar