banner rock convertPowered by Rock Convert

As fachadas de vidro têm se apresentado como uma grande alternativa arquitetônica para casas, edifícios, lojas, bancos etc… mas, sob o ponto de vista de segurança o imóvel fica vulnerável a assaltos e vandalismos.

As portas de enrolar automáticas aparecem como a solução para a proteção do patrimônio, evitando que nos horários mais perigosos, os vidros sejam quebrados possibilitando a meliantes ou assaltantes entrem facilmente no estabelecimento e roubem produtos ou bens preciosos, causando grandes prejuízos.

As portas de aço de enrolar por sua concepção de projeto estrutural, tem grande resistência a golpes. Os bancos, por exemplo, poderiam instalar na frente das agencias envidraçadas um sistema com portas de enrolar automáticas, que protegeriam de assalto os caixas eletrônicos, que normalmente acontecem depois das 22:00 hs, este mesmo sistema seria utilizado pelos quiosques de rua ou caixas eletrônicos.

Sistema de portas de enrolar automáticas nos bancos

Todos os dias os bancos encerram os serviços de caixa eletrônico, a partir das 22:00 hs, com a saída do último cliente, respeitado o horário limite, as portas fechariam automaticamente, através de um sistema de programação na central de comando, sem a necessidade de uma pessoa para fazer tal movimento. Pela manhã as 6:00 hs ou num horário de mais movimento as portas abririam automaticamente, liberando o acesso às portas automáticas de vidro. Os horários de maior movimento e a porta de aço de enrolar automática inibem assaltos e/ou vandalismos, ou seja, um escudo é formado.

 

Portas de enrolar automáticas

Fig.1. Banco com fachada de vidro na área de serviços (vulnerável).

 

A saída então será aplicar na frente envidraçada as portas de enrolar automáticas, como ilustra a Fig.2.

Portas de enrolar automáticas

Fig.2. Fachada de vidro de banco protegida por porta de aço de enrolar automática.

Portas de enrolar automáticas

Fig.3. Harmonia arquitetônica das portas de enrolar automáticas.

Quanto a questão de segurança, um sistema de alarme sensível a golpes, seria acionado, sempre e quando este evento acontecesse, enviando o aviso de tentativa de assalto ou vandalismo à uma central de monitoramento da segurança do banco com CFTV, então, tomaria as providencias necessárias. Na verdade,toda proteção de aço, por si só inibe a ação de assaltos e/ou vandalismos, pela demora para romper o “escudo” e o tempo que possibilita à segurança agir em defesa do patrimônio.

O comércio, de um modo geral, já adota o sistema de proteção com portas de enrolar automáticas, utilizando um sistema transvision que permite ver os produtos expostos na vitrine, mesmo protegidos pelo “escudo”, sendo assim menos vulnerável à assaltos e/ou vandalismos.

 

Portas de enrolar automáticas

Fig.4. Porta de enrolar de aço automática com sistema transvision aplicada a vitrines.

Outro setor vulnerável, é o de concessionária de automóveis de luxo, onde recentemente na cidade de São Paulo, algumas como da Mercedes e BMW foram alvos de vândalos e toda fachada de vidro foi quebrada e permitiu que os vândalos entrassem e danificassem os carros de luxo.

As lâminas de aço que compõem as portas de enrolar automáticas, tem uma geometria especial, SISTEMA AUTOBLOCANTE, Fig.5, para que quanto maior o golpe, mais ela bloqueia e dificulta o arrombamento. Outra vantagem deste tipo de porta é que, por ser formada por várias laminas paralelas, em caso de danificar uma ou mais, não necessita trocar a porta, somente as lâminas danificadas, ou seja, tem um custo de manutenção muito baixo.

 

Portas de enrolar automáticas

Fig.5. Sistema de lâmina autoblocante.

Completa a porta, um sistema de motorização, que é dimensionado de acordo com o peso da porta, quanto maior a área maior é o peso, e maior tem que ser a potência do motor. O sistema automático pode ser acionado por controle remoto, botoeira e controle de acessos diversos (com cartão de proximidade, biometria, senha etc…) no caso dos acessos em armazéns na proteção de estoques valiosos ou quando desejamos saber quem entrou ou saiu, em que data e hora, além de um sistema de fechar e abrir com programação de horário desejado.

No quesito de segurança, as portas podem ser equipadas com um sistema de alarme, com sensor de quebra que envia um pulso para a sirene ou para um centro de monitoramento, por exemplo, com CFTV.

Normalmente este tipo de porta são lentas, porque, tradicionalmente, são utilizadas somente para proteção do negócio em si, o tempo de abertura e fechamento não é tão importante na aquisição.

Outro equipamento importante, para o caso de falta de energia elétrica ou defeito no sistema eletrônico, é o nobreak um aparato com bateria, além dele as portas podem ser equipadas com portinholas que enrolam juntas com o conjunto de lâminas.

Além do sistema de lâmina, meia cana fechada, outros acabamentos são possíveis como mostra a Fig.6.

Portas de enrolar automáticas

Fig.6. Acabamentos diversos.

 Este artigo foi útil para você? Por favor, deixe o seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

Portas automáticas de vidro