Portas sociais automáticas: Uma questão de higiene e saúde pública

As portas sociais automáticas são conhecidas por proporcionar conforto aos usuários, que não necessitam fazer nenhum esforço para entrar e sair de lugares públicos, como shoppings, aeroportos, hotéis, hospitais, supermercados etc. Além de manter o ambiente com temperatura agradável e diminuir o consumo de energia elétrica pelo uso do ar condicionado, o sensor, que é tecnicamente conhecido como radar de detecção de presença, abre automaticamente as portas sem a necessidade do usuário tocar em maçanetas ou algo parecido.

No entanto, as portas sociais automáticas vão muito além do conforto, se prestam ao papel de agente de higiene e proteção à saúde pública, ao evitar que as pessoas toquem em maçanetas, principalmente em banheiros públicos, ao se abrirem automaticamente ao detectar a presença dos usuários.

Atualmente vivemos sob a forte ameaça de doenças que podem ser transmitidas pelo contato, por isso, é muito importante levar em consideração diversos fatores para manter a saúde em dia. No post de hoje vamos falar um pouco sobre como evitar epidemias com o uso de portas automáticas de vidro.

Pesquisa revela três bactérias patogênicas em estabelecimentos

O Laboratório Bioqualitas, fez uma pesquisa em maçanetas de banheiros e detectou bactérias que fazem mal à saúde e indicam falta de higiene.

Durante uma semana, profissionais do Laboratório Bioqualitas coletaram amostras em maçanetas de banheiros em 10 locais do Rio de Janeiro. Em sete deles, foram encontradas três bactérias patogênicas que fazem mal à saúde. Foram encontrados nas portas de banheiros da Central do Brasil, Rodoviária, Barra Shopping, Aeroporto Santos Dumond e em dois restaurantes no centro da cidade. Na pesquisa o Laboratório Bioqualitas, encontrou, por exemplo, a bactéria:

Klebsiella: encontrada no coliforme fecal, essas bactérias podem causar doenças gastrointestinais, levando a sintomas como diarreia, febre, náuseas, dores abdominais e vômito. Além disto foi encontrada bactérias que causam Hepatite.

Se há falta de limpeza em banheiros públicos, há falta também de hábitos de higiene dos usuários, acredita o infectologista Edmilson Migowski “Muitos nem sequer lavam as mãos quando saem do banheiro”,reclama. No ritual para sair do sanitário, Edmilson só joga o papel fora depois de sair do toalete. “Eu procuro a lixeira mais próxima”, diz.

Aos estabelecimentos reprovados nas análises, o Superintendente da Vigilância Sanitária Municipal do Rio de Janeiro, Fernando Vilas Boas, avisa: o Decreto Lei 6235, de 30 de outubro de 1986, determina a obrigatoriedade da manutenção dos requisitos de higiene indispensáveis à proteção da saúde da população.

Com o tempo, o órgão de Vigilância Sanitária de cada cidade ou estado pressionará o legislativo para transformar em lei a higiene das maçanetas dos banheiros público

Portas sociais automáticas: um grande aliado

Para resolver esta situação, existem as portas sociais automáticas, que não necessitam que os usuários coloquem as mãos na maçaneta, basta a presença e a porta se abre automaticamente e fecha também automaticamente. Este tipo de equipamento contribuirá para combater a contaminação por germes e bactérias que trazem doenças graves à população. Este equipamento automático poderá ser aplicado tanto em portas deslizantes como em portas pivotantes de uma ou duas folhas.

A Novva Solutions by PPA disponibiliza dois modelos econômicos para esta aplicação:

Automatizador Pivotante Giro

Porta Social Automática PPA, modelo GIRO, pivotante com uma folha de 95 cm. Permite a entrada de cadeira de rodas. A porta abre e fecha automaticamente e tem fotocélula que não permite o fechamento se houver presença. A porta existente eventualmente pode ser aproveitada e automatizada.

Automatizador Tore Slim

Porta Social Automática PPA, modelo TORE SLIM deslizante com uma folha de 95 cm.  Permite a entrada de cadeira de rodas. A porta abre e fecha automaticamente e tem  fotocélula que não permite o fechamento se houver presença.  As folhas podem ser de vidro, caixilhada ou com painel hermético. A porta pode ser instalada na parte interna ou externa do banheiro.

Este post foi útil para você? Por favor,deixe os seus comentários e compartilhe nas suas redes sociais.

Pedro Nascimento - Autor em Novva Solutions
Equipe Editorial Novva Solutions
Somos especialistas em projetos de automatização empresarial e residencial com foco em conforto e segurança. Possuímos vasta experiência em grandes projetos por todo o Brasil.

Depoimentos de clientes

Ainda com dúvida em contratar os serviços da Novva Solutions? Veja o que dizem alguns clientes dizem sobre nós.

A
André Alves Souza
Equipe técnica com muita experiência e com um atendimento excelente. Fizeram tudo que foi combinado e usaram produtos de alta qualidade, ficamos muito satisfeitos com a Novva Solutions!
Á
Ágatha Silva Ribeiro
A Novva Solutions nos atendeu de forma solícita e com muita atenção. Tivemos que fazer manutenção em várias de nossas portas e a assistência foi melhor que do imaginávamos.
E
Eduardo Alves Ferreira
Não foi fácil encontrar uma empresa de competência e quando encontramos a Novva Solutions, nos surpreendemos com a venda e o pós-venda da empresa!
M
Marcos Castro Almeida
Recomendo a Novva Solutions por se mostrar muito clara e com produtos e serviços de muita qualidade, tanto para portas automáticas quanto para controles de acesso, sem falar no atendimento e na equipe técnica de qualidade.
M
Mariana Mantovanni
Estava procurando uma solução para economizar energia na minha loja e com a Novva Solutions consegui resolver este problema. Além disso, os custos com a manutenção do ar-condicionado caíram.

Nossos clientes

Conheça alguns clientes que já utilizam as Portas Automáticas da Novva Solutions

Vivo
Unimed
Honda
Unicamp
Postos Graal
Ibis Hotel
Comfort Hotel
Quality Hotel
Caixa Econômica Federal
Pernambucanas
Walmart
Droga Raia
Harley Davidson
Kawasaki
AM-PM Conveniência
BR Mania
Hospital das Clínicas
Medicina USP
Faculdade de Medicina de Botucatu
Grupo Automec Chevrolet
Obeid Plaza Hotel
Balneário Camboriú Shopping
TRT-SC
Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Mila Seguros
Vidromax
Top of Mind Empresarial Novva Solutions

Somos líderes de mercado em portas automáticas

Trabalhando lado a lado com a PPA, a Novva Solutions conta com lastro de mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, garantindo a nossos clientes produtos de primeira qualidade e excelentes preços.

Oferecemos a melhor tecnologia para dar tranquilidade e segurança ao seu negócio.