banner rock convertPowered by Rock Convert

O ano de 2018 ainda não acabou, mas ainda dá tempo de se atualizar e conhecer os melhores programas para fazer desenho em 3D. Seja você um arquiteto ou design de interiores ou até mesmo alguém que esteja construindo ou remodelando, este post pode ser bem interessante.

Em 2018 tivemos muitas surpresas em tendências de design gráfico para arquitetura. Muitas opções de programas para fazer desenho em 3D, animação, renderização e modelagem chegaram ao mercado brasileiro. Outras já estava por aí, mas em 2018 se solidificaram e viraram febre entre arquitetos, profissionais de decoração, paisagismo e até mesmo fabricantes de móveis.

O setor de decoração e mobiliário de vendas e-commerce teve um crescimento de 10,6% em 2017 colocando a categoria como sexta no ranking de comércio eletrônico. Este boom no setor já captou a atenção de muitos lojistas e empreendedores que disponibilizam ao cliente profissionais da área ou programas para fazer desenho em 3D online grátis em seus sites, para que os clientes possam criar os seus próprios móveis ou visualizar como os itens da loja ficariam em ambientes de sua casa.

Seja você um freelancer que trabalha a partir do website pessoal, um empreendedor que deseja implantar um serviço diferenciado para seus clientes ou um profissional da área, saiba que vale a pena conhecer e investir em um segmento de programas de desenho 3d para móveis ou em programas para fazer desenho em 3D de arquitetura. O investimento tem um custo baixo e um benefício alto.

Se você tiver condições de oferecer um decorador, designer ou arquiteto (dependendo da sua área de atuação) no local do seu negócio, poderá atrair muitos clientes, mas não subestime o valor de trazer à realidade aquilo que está no imaginário do consumidor.

Por que não oferecer um espaço para que ele possa soltar sua imaginação e criar suas próprias peças ou espaços decorados? São estes pequenos “mimos”, ou diferenciais, que tornam o seu negócio um lugar cativante e fazem com que o visitante se torne freguês.

Melhores programas para fazer desenho em 3D 

Sketch up Maker ou Sketch up Pro 3d

Em 2001 foi lançada a primeira versão do software. A intenção era criar um programa de modelagem em 3d que oferecesse ao usuário a mesma liberdade que ele teria fazendo a modelagem a mão. O sucesso foi tão grande que chamou a atenção da gigante Google. A empresa na época estava em processo de desenvolvimento do Google Earth e encontrou no aplicativo o aliado ideal para colocar o Google Earth no ar. Eles compraram não apenas os direitos do SketchUp como também a empresa que o havia criado.

O SketchUp continua em sua versão gratuita oferecendo os recursos de sempre ideal para fazer desenho técnico. a empresa investiu numa versão paga do aplicativo com outros recursos especiais para seus clientes, o SketchUp Pro. Em 2012 outra empresa se interessou e comprou o aplicativo da Google: Trimble Navigation, nomeando o SketchUp de SketchUp Maker e limitando seu uso para clientes não profissionais.

Leia também:

ARQUITETURA CORPORATIVA: 7 SEGREDOS FUNDAMENTAIS
5 NOVAS FERRAMENTAS PARA ARQUITETOS QUE TODOS DEVERIAM ESTAR UTILIZANDO

p.Con.Planner.

Este aplicativo de desenho 3d é perfeito para designers de interiores. O programa está no mercado a mais de vinte anos e serve para desenhar ambientes interiores e principalmente mobiliário. Além disso, promove a integração entre cliente e loja possibilitando o envio de orçamento vendas e marketing. Totalmente intuitivo, pode ser utilizado por leigos que desejam criar seus próprios móveis. Por isso tornou-se tão popular dentre os programas de desenho 3d grátis em português.

Garden Composer 3d

Este é um dos programas para fazer desenho em 3D que é o queridinho dos paisagistas. É um programa para fazer projetos de casas grátis (com recursos limitados), e criar jardins e paisagens. A grande sacada dele é poder mostrar ao cliente as variações do tempo em cada estação do ano. Possui um catálogo exclusivo de 12 mil plantas baixas para servir de inspiração aos paisagistas profissionais e aspirantes.

Possui também um arquivo de 22,500 imagens de flores e vegetação com uma enciclopédia de plantas para ornamentar o jardim do seu projeto. Estas informações vêm bem a calhar no momento de decidir sobre o tipo de vegetação para cada tipo de clima e se elas são viáveis para o território do projeto.

Homestyler Interior Design

É um programa para desenhar planta baixa grátis e online. Ainda não possui uma versão em português, mas sua interface é 100% intuitiva e fácil de usar. É um software desenvolvido para a cadeia de lojas de móveis EasyHome inicialmente para uso exclusivo de seus clientes. O sucesso foi tanto que o aplicativo ganhou a rede e o mundo. Ele é muito utilizado por decoradores e consumidores finais que desejam projetar seus espaços.

É possível fazer o upload da foto do espaço a ser decorado e utilizar imagens de mobiliário e objetos de decoração do catálogo e ter uma ideia de como irá ficar antes de realizar a compra dos itens.

Floor Plan

O Floor Plan é um programa para desenhar plantas baixas grátis em inglês. Assim como vários softwares ele possui as versões gratuitas e planos pagos. Na versão grátis é possível criar apenas um projeto e comprar pacote extra com 10 projetos por U$ 29,90.

O software também permite criar espaços decorados, inserir e excluir elementos e renderizar objetos, mas a resolução é baixa. Apenas nos planos pagos é possível visualizar o projeto em alta definição e importar seus arquivos para AutoCad.

Esta foi a nossa lista de tendências do ano em programas para fazer desenho em 3D. Gostou? Qual o seu programa preferido? Achou que deixamos algum aplicativo especial fora da lista? Envie seu comentário. Não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos e colegas de trabalho ou em suas redes sociais.