banner rock convertPowered by Rock Convert

Na maioria dos casos, pequenos detalhes podem marcar a diferença na hora de salvar vidas em rotas de evacuação.

As rotas de evacuação tem sido questionadas quanto a sua eficácia diante de um evento de alto risco como um incêndio de alta propagação, por exemplo.

O que fazer diante da necessidade de uma evacuação, onde a velocidade de abertura das portas de emergência passa a ser um quesito decisivo na sobrevivência das pessoas.

Normalmente são aplicadas barras antipânico com comando de abertura manual nas portas de emergência, como mostra a figura abaixo:

rotas de evacuação

Barra antipânico com abertura manual

As rotas de evacuação devem ter como requisito importante, uma porta que possa ser aberta automaticamente ao primeiro sinal de alerta emitido por uma sirene ou algo similar, definitivamente este não é o caso da porta com barra antipânico, que tem tempo de abertura relativamente longo, e até confuso, diante de eventos de alto risco para as pessoas.

Isso ocorre porque o fluxo de pessoas precisa chegar na porta diante do evento de emergência e já encontrá-las abertas para saírem rapidamente escapando do risco de morte.

Rotas de evacuação automatizadas podem salvar vidas

Por outro lado, existem as portas automáticas de vidro, alumínio ou de inox que possibilitam a abertura automática, e tão logo as pessoas chegam para escapar, já encontram as referidas portas abertas. As portas automáticas são mais eficazes diante de evento de emergência, com certeza, pois ao soar o alarme de emergência o sistema manda um pulso para abertura automática e em 5 segundos já estarão prontas para possibilitar a evacuação do público.

A resposta está clara, a abertura automática salva mais vidas que as barras antipânico tradicionalmente aplicadas. São mais rápidas na abertura das portas por receberem pulsos de dispositivos de emergência e poderem ser abertas simultaneamente 1,2,3, ou mais saídas.

As portas antipânico existentes podem ser automatizadas sem a troca das folhas, retirando somente as barras e substituindo-as por um automatizador pivotante duplo Giro da Novva Aprimatic by PPA.

É de suma importância considerar este tipo de situação, pois a vida de muitas pessoas pode depender de uma simples adaptação em sua porta manual.

Este artigo foi útil para você? Por favor, deixe seus comentários e compartilhe nas suas redes sociais.

 

PORTAS SOCIAIS AUTOMÁTICAS