Smart Home: Você tem ideia do que é isso?

Você se lembra das casas do futuro do filme De volta para o Futuro? Pois é, naquela época todos ficamos maravilhados imaginando quando isso seria possível. Portas automáticas em toda a casa, cozinhas inteligentes e tudo mais no estilo do desenho futurista “Jetsons” pode chegar antes do que você imagina.

Muitos anos se foram e finalmente este tipo de casa inteligente é viável. A Panasonic já possui o Wonder Life-Box, um protótipo de casa inteligente situada em Tóquio com todos os dispositivos e eletrodomésticos conectados.

Panasonic, como um dos grandes promotores das cidades inteligentes a nível mundial (assim vem demonstrando com o projeto da Fujisawa Sustainable Smart Town no Japão e com a Skolkovo Smart City em Moscou) também quer deixar claro o seu compromisso com as casas inteligentes que formarão as cidades do futuro.

Durante a sua participação no Smart City Expo World Congress de Barcelona, o fabricante japonês reafirmou a sua aposta nas casas inteligentes e garantiu que dentro de dois ou 3 anos, as residências já experimentarão uma revolução que mudará por completo a maneira de viver dos seus habitantes, criando ambientes mais funcionais, cômodos, sustentáveis e seguros. Assim o está demonstrando com o protótipo de casa do futuro, o Wonder Life-Box 2020, uma Smart Home com o último em tecnologia conectada à rede e à nuvem.

Controle total da casa nas suas mãos

Para esta casa inteligente, Panasonic está desenvolvendo um conjunto de inovações que colocarão o controle total da casa nas mãos do usuário. Através dos sistemas demóticos que conectarão todos os dispositivos e eletrodomésticos da casa e das aplicações e serviços da nuvem.

Os habitantes poderão controlar a casa e receber informações e conselhos dos distintos aparelhos sobre seu estado de saúde, ideias para cozinhar, conselhos para vestir-se e muito mais.Definitivamente, todos os equipamentos estarão preparados para dar o maior número de serviços e espaços físicos cada vez menores, tudo isso graças a “Internet das Coisas”.

Nesta Smart Home proposta por Panasonic, a sala principal funciona como o centro da casa. Uma série de sensores de movimento permitirão a gestão da tela da TV, que oferecerá a possibilidade de reproduzir as suas listas de áudio favoritas, controlar a temperatura, personalizar fotos ou saber se o seu veículo elétrico já está totalmente carregado.

Além disso, esta mesma TV lhe avisará quando a comida que está no forno está pronta, onde o processo poderá ser controlado através de uma câmera instalada no interior do mesmo.

A cozinha vai lhe dar a sugestão do cardápio do dia

As Smart Home poderão oferecer todas as comodidades que facilitarão as tarefas diárias dos usuários, que utilizarão cada vez menos tempo para executá-las. Uma das principais tarefas diárias é cozinhar, um prazer para alguns e uma tarefa extremamente difícil para outros. A cozinha da casa inteligente lhe ajudará com sugestões de cardápio com receitas elaboradas com os alimentos que você possui na sua geladeira e despensa.

Você também poderá saber quanto pesam e medem os alimentos, bastando colocá-los em cima do vidro na bancada da cozinha. Outra coisa impressionante é que a cozinha colocará novas práticas ao alcance do usuário, como por exemplo, que a colher retire de forma automática a comida da panela. Panasonic também está desenvolvendo novas tecnologias como uma panela que pode assar esquentando por cima e por baixo.

Espelhos consultores de moda e de imagem

Você já imaginou ter um consultor de moda e imagem disponível 24 horas na sua casa? De acordo com a Panasonic, isso também será possível. Além de identificar o usuário como senha de segurança para entrar e casa, os espelhos inteligentes também analisarão seu tipo de pele, detectando pintas, rugas manchas e outras imperfeições e lhe recomendarão que tipos de produtos você precisa e onde encontrá-los, além de dar conselhos de outras necessidades básicas para cuidar da sua pele com eficiência.

Se não bastasse, também está sendo desenvolvido espelhos que assessorarão ao usuário que tipo de roupa colocar de acordo com o lugar a ser visitado, e no caso das mulheres, como deve maquiar-se de acordo com a roupa. O espelho também medirá o peso, gordura corporal e o ritmo cardíaco, monitorando a condição física do corpo durante o sono, melhorando assim a qualidade de vida.

Serviços de senha inteligente e reconhecimento facial

O auge do comercio eletrônico também terá seu efeito nas Smart Home, que incorporará uma senha que somente abrirá a caixa de correio de acordo com o tamanho do pacote e além disso vai regular automaticamente a temperatura com a finalidade de preservar a compra (se por exemplo foi comprado um produto perecível). Esta espécie de caixa de correio inteligente estará coordenada com os serviços de entrega que operam em horários diferentes dos usuários.

O acesso às casas será com a tecnologia de reconhecimento facial, combinado com câmeras de vigilância e uma rede cloud que garante a segurança desta residência vanguardista. De esta maneira, os visitantes são reconhecidos pelo sistema de segurança, que previamente guardou a sua imagem facial na nuvem. Ainda faltam muitos detalhes, pois também estão sendo desenvolvidas tecnologias que identificarão o dono da casa pela voz e recomendarão aos seus habitantes destinos de viagens ou qual o melhor restaurante para visitar.

E você? Está preparado para viver em uma casa inteligente?

Pedro Nascimento - Autor em Novva Solutions
Equipe Editorial Novva Solutions
Somos especialistas em projetos de automatização empresarial e residencial com foco em conforto e segurança. Possuímos vasta experiência em grandes projetos por todo o Brasil.

Depoimentos de clientes

Ainda com dúvida em contratar os serviços da Novva Solutions? Veja o que dizem alguns clientes dizem sobre nós.

A
André Alves Souza
Equipe técnica com muita experiência e com um atendimento excelente. Fizeram tudo que foi combinado e usaram produtos de alta qualidade, ficamos muito satisfeitos com a Novva Solutions!
Á
Ágatha Silva Ribeiro
A Novva Solutions nos atendeu de forma solícita e com muita atenção. Tivemos que fazer manutenção em várias de nossas portas e a assistência foi melhor que do imaginávamos.
E
Eduardo Alves Ferreira
Não foi fácil encontrar uma empresa de competência e quando encontramos a Novva Solutions, nos surpreendemos com a venda e o pós-venda da empresa!
M
Marcos Castro Almeida
Recomendo a Novva Solutions por se mostrar muito clara e com produtos e serviços de muita qualidade, tanto para portas automáticas quanto para controles de acesso, sem falar no atendimento e na equipe técnica de qualidade.
M
Mariana Mantovanni
Estava procurando uma solução para economizar energia na minha loja e com a Novva Solutions consegui resolver este problema. Além disso, os custos com a manutenção do ar-condicionado caíram.

Nossos clientes

Conheça alguns clientes que já utilizam as Portas Automáticas da Novva Solutions

Vivo
Unimed
Honda
Unicamp
Postos Graal
Ibis Hotel
Comfort Hotel
Quality Hotel
Caixa Econômica Federal
Pernambucanas
Walmart
Droga Raia
Harley Davidson
Kawasaki
AM-PM Conveniência
BR Mania
Hospital das Clínicas
Medicina USP
Faculdade de Medicina de Botucatu
Grupo Automec Chevrolet
Obeid Plaza Hotel
Balneário Camboriú Shopping
TRT-SC
Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Mila Seguros
Vidromax
Top of Mind Empresarial Novva Solutions

Somos líderes de mercado em portas automáticas

Trabalhando lado a lado com a PPA, a Novva Solutions conta com lastro de mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, garantindo a nossos clientes produtos de primeira qualidade e excelentes preços.

Oferecemos a melhor tecnologia para dar tranquilidade e segurança ao seu negócio.