banner rock convertPowered by Rock Convert

 

Você se lembra das casas do futuro do filme De volta para o Futuro? Pois é, naquela época todos ficamos maravilhados imaginando quando isso seria possível. Portas automáticas em toda a casa, cozinhas inteligentes e tudo mais no estilo do desenho futurista “Jetsons” pode chegar antes do que você imagina.

Muitos anos se foram e finalmente este tipo de casa inteligente é viável. A Panasonic já possui o Wonder Life-Box, um protótipo de casa inteligente situada em Tóquio com todos os dispositivos e eletrodomésticos conectados.

Panasonic, como um dos grandes promotores das cidades inteligentes a nível mundial (assim vem demonstrando com o projeto da Fujisawa Sustainable Smart Town no Japão e com a Skolkovo Smart City em Moscou) também quer deixar claro o seu compromisso com as casas inteligentes que formarão as cidades do futuro.

Durante a sua participação no Smart City Expo World Congress de Barcelona, o fabricante japonês reafirmou a sua aposta nas casas inteligentes e garantiu que dentro de dois ou 3 anos, as residências já experimentarão uma revolução que mudará por completo a maneira de viver dos seus habitantes, criando ambientes mais funcionais, cômodos, sustentáveis e seguros. Assim o está demonstrando com o protótipo de casa do futuro, o Wonder Life-Box 2020, uma Smart Home com o último em tecnologia conectada à rede e à nuvem.

Controle total da casa nas suas mãos

Para esta casa inteligente, Panasonic está desenvolvendo um conjunto de inovações que colocarão o controle total da casa nas mãos do usuário. Através dos sistemas demóticos que conectarão todos os dispositivos e eletrodomésticos da casa e das aplicações e serviços da nuvem.

Os habitantes poderão controlar a casa e receber informações e conselhos dos distintos aparelhos sobre seu estado de saúde, ideias para cozinhar, conselhos para vestir-se e muito mais.Definitivamente, todos os equipamentos estarão preparados para dar o maior número de serviços e espaços físicos cada vez menores, tudo isso graças a “Internet das Coisas”.

Nesta Smart Home proposta por Panasonic, a sala principal funciona como o centro da casa. Uma série de sensores de movimento permitirão a gestão da tela da TV, que oferecerá a possibilidade de reproduzir as suas listas de áudio favoritas, controlar a temperatura, personalizar fotos ou saber se o seu veículo elétrico já está totalmente carregado.

Além disso, esta mesma TV lhe avisará quando a comida que está no forno está pronta, onde o processo poderá ser controlado através de uma câmera instalada no interior do mesmo.

A cozinha vai lhe dar a sugestão do cardápio do dia

As Smart Home poderão oferecer todas as comodidades que facilitarão as tarefas diárias dos usuários, que utilizarão cada vez menos tempo para executá-las. Uma das principais tarefas diárias é cozinhar, um prazer para alguns e uma tarefa extremamente difícil para outros. A cozinha da casa inteligente lhe ajudará com sugestões de cardápio com receitas elaboradas com os alimentos que você possui na sua geladeira e despensa.

Você também poderá saber quanto pesam e medem os alimentos, bastando colocá-los em cima do vidro na bancada da cozinha. Outra coisa impressionante é que a cozinha colocará novas práticas ao alcance do usuário, como por exemplo, que a colher retire de forma automática a comida da panela. Panasonic também está desenvolvendo novas tecnologias como uma panela que pode assar esquentando por cima e por baixo.

Espelhos consultores de moda e de imagem

Você já imaginou ter um consultor de moda e imagem disponível 24 horas na sua casa? De acordo com a Panasonic, isso também será possível. Além de identificar o usuário como senha de segurança para entrar e casa, os espelhos inteligentes também analisarão seu tipo de pele, detectando pintas, rugas manchas e outras imperfeições e lhe recomendarão que tipos de produtos você precisa e onde encontrá-los, além de dar conselhos de outras necessidades básicas para cuidar da sua pele com eficiência.

Se não bastasse, também está sendo desenvolvido espelhos que assessorarão ao usuário que tipo de roupa colocar de acordo com o lugar a ser visitado, e no caso das mulheres, como deve maquiar-se de acordo com a roupa. O espelho também medirá o peso, gordura corporal e o ritmo cardíaco, monitorando a condição física do corpo durante o sono, melhorando assim a qualidade de vida.

Serviços de senha inteligente e reconhecimento facial

O auge do comercio eletrônico também terá seu efeito nas Smart Home, que incorporará uma senha que somente abrirá a caixa de correio de acordo com o tamanho do pacote e além disso vai regular automaticamente a temperatura com a finalidade de preservar a compra (se por exemplo foi comprado um produto perecível). Esta espécie de caixa de correio inteligente estará coordenada com os serviços de entrega que operam em horários diferentes dos usuários.

O acesso às casas será com a tecnologia de reconhecimento facial, combinado com câmeras de vigilância e uma rede cloud que garante a segurança desta residência vanguardista. De esta maneira, os visitantes são reconhecidos pelo sistema de segurança, que previamente guardou a sua imagem facial na nuvem. Ainda faltam muitos detalhes, pois também estão sendo desenvolvidas tecnologias que identificarão o dono da casa pela voz e recomendarão aos seus habitantes destinos de viagens ou qual o melhor restaurante para visitar.

E você? Está preparado para viver em uma casa inteligente?

 

PORTAS SOCIAIS AUTOMÁTICAS