banner rock convertPowered by Rock Convert

Sempre que vamos fazer um orçamento de vidro temperado para superfícies horizontais, a primeira coisa que vem à cabeça é: Quanto peso ele pode suportar?

O vidro temperado é o mais seguro para este tipo de superfície, onde a resistência é necessária, como em prateleiras ou mesas, fornecendo uma visão mais clara através do material, garantindo assim mais estabilidade que o vidro tradicional.

Entender os limites de peso dessa superfície pode evitar dores de cabeça pela quebra do material por excesso de carga.

O vidro temperado, usado na instalação de portas automáticas de vidro, é quatro vezes mais forte que o vidro comum. Uma das principais características do temperado é a maneira como ele quebra, pois ao invés de criar pontas afiadas, ele se despedaça em pequenos cristais de vidro. Isso ocorre quando uma força é aplicada em uma área concentrada do material depois que ele foi temperado.

Para evitar esse acidente, ele deve ser encomendado pela fabricante no tamanho adequado. A empresa cortará e polirá o vidro antes de realizar o tratamento térmico para reforça-lo.

Atenção na distância entre os suportes

vidro temperado

Se não prestarmos atenção na distância entre os suportes, o trabalho feito previamente irá por água abaixo. A distância entre os suportes é uma parte extremamente importante do processo. Quanto maior o espaço, menor será o peso suportado pelo material. Aqui vai um exemplo simples:

As prateleiras de vidro temperado com 0,6 cm de espessura devem conter suportes com no máximo 60 cm a 1,2 m de distância entre eles para aguentar o peso de coisas pequenas. Se você necessita de prateleiras mais largas, basta adicionar suportes no meio do comprimento do vidro temperado.

Qual deve ser a espessura do vidro temperado?

Vidro temperado

A espessura é um fator crítico para a quantia de peso que o vidro temperado pode suportar. Para superfícies que precisam suportar mais peso que apenas alguns porta retratos, escolha o vidro temperado mais grosso que conseguir encontrar para criar essa superfície. A correlação entre a espessura desse material com o peso suportado pelo mesmo não é linear.

Por exemplo, uma peça de vidro temperado com 0,6 cm de espessura com um suporte a cada 30 cm vai suportar 1.425 kg/m². Se você possuir um pedaço com 1,8 cm de espessura apoiado do mesmo modo, ele poderá aguentar até 15.947,8 kg/m².

Como calcular o peso suportado?

Vidro temperado

Combinar a distância entre os suportes e a espessura do vidro irá lhe ajudar a encontrar o peso que o vidro suporta. Esse peso será fornecido em kg/m². Você pode usar tabelas de vidros comuns para estimar a carga suportada pelo vidro temperado.

Apenas multiplique os números por quatro, já que o vidro temperado é quatro vezes mais resistente que o tradicional.

 

vidro temperado