banner rock convertPowered by Rock Convert

Níveis de controle, desenho do espaço que precisa ser controlado, evacuação em caso de emergências, pré-instalação ou número adequado de modelos de equipamentos de controle.

Na hora de decidir que tipo de controle de acesso é o mais adequado, precisamos considerar vários fatores que nos indicarão qual é a melhor solução para as nossas necessidades.

Níveis de controle de acesso

Um controle de acesso tem como objetivo limitar ao máximo a porcentagem de fraudes. Esta porcentagem está diretamente relacionada com a exigência do controle que foi escolhido.

Um controle com sensores e alarmes que bloqueiam a passagem, câmeras de vigilância associadas e um controle individual, serão mais exigentes que outro equipamento que, por exemplo, disponha unicamente de uma leitora que realiza a abertura de uma porta sem nenhum tipo de vigilância.

Para ficar mais fácil, separamos os principais fatores que você precisa saber antes de escolher um controle de acesso para a sua empresa ou negócio.

Controle individual: Equipamentos como catracas ou jaulas nos permitem este tipo de ação. De esta maneira reduzimos a possibilidade de que várias pessoas possam entrar a um determinado ambiente ao mesmo tempo.

Alarmes: Este dispositivo será acionado sempre que alguém tente entrar sem que exista uma leitura correta ou com permissões pré-determinadas.

Manual ou autônomo: O acesso é permitido mediante um terminal de controle com cartão, leitor de impressão digital, leitor de íris, entre outros.

Vigilância: Podemos conseguir melhores resultados se o controle de acesso está vigiado, seja por uma pessoa (recepcionista ou guarda) ou vídeo vigilância.

Tecnologia: Entre todas as tecnologias disponíveis, existem algumas mais seguras que outras. Atualmente é relativamente fácil clonar cartões magnéticos ou código de barras. Por este e outros motivos as tecnologias como a biometria são cada vez mais habituais.

O importante aqui, é conseguir encontrar o equilíbrio entre controle e a velocidade do acesso, pois logicamente um controle maior implicará um tempo maior de espera para cada pessoa.

Desenho do espaço que deseja controlar

Quantos caminhos abertos existem para a zona que você deseja controlar? Normalmente encontramos salas ou recintos com um excelente controle de acesso na entrada principal, porém com algumas vias de acesso secundarias que permitem uma entrada livre.

É muito importante delimitar todas as áreas de acesso e dispor de algum tipo de vigilância em cada uma delas.

Controle de entradas e saídas

Além das entradas, existe a possibilidade de controlar também as saídas. No primeiro caso conseguiremos o número total de acessos, por exemplo no caso de entradas a estádios, casa de shows ou eventos esportivos. No segundo conseguiremos a quantidade de público presente em tempo real, imprescindível em casos de imóveis com espaço limitado como discotecas, piscinas ou outros recintos fechados regidos por normas de capacidade.

Evacuação em casos de emergência

Quando contamos com um recinto cheio é primordial contar com um plano de evacuação em casos de emergência. Este plano deve ser homologado pela polícia ou bombeiros, onde serão definidas as vias de saída e as portas de emergência (elemento indispensável em casos de evacuação rápida).

Pré-instalação

Normalmente as empresas já estão com as obras concluídas e não consideraram as instalações necessárias para os equipamentos de controle de acesso. Se realizamos um pequeno estudo antes de pré-instalação é possível economizar tempo e dinheiro, evitando quebrar o piso, paredes ou tetos.

Na maioria dos casos, os cabos de alimentação são parecidos aos de qualquer equipamento moderno como cabos de alimentação 220V, cabo UTP para rede ou cabo de comunicação RS485.

Quantidade e modelos de equipamentos de controle de acesso

A quantidade ou número de equipamentos de controle podem variar de acordo com cada situação. Como falamos no começo deste post, é preciso equilibrar o controle e a velocidade do acesso. Fazer uma análise profunda é primordial para que o investimento corresponda de maneira adequada com as necessidades.

Este artigo foi útil para você? Por favor, deixe os seus comentários e compartilhe nas suas redes sociais.